A ActionAid é um movimento global de pessoas que trabalham juntas para promover os direitos humanos e superar a pobreza.

Nigéria

Após décadas alternando entre golpes militares, a Nigéria teve, em 1999, uma liderança eleita. Mas o governo enfrenta o desafio crescente de impedir que o país mais populoso da África se despedace com os conflitos entre grupos étnicos e religiosos, que buscam suas demandas de forma violenta. Apesar de ser o país líder em exploração de petróleo na África, mais da metade de sua população vive na pobreza.

Na Nigéria, a ActionAid atua no sul do país, na província de Delta. Essa é uma das principais regiões de exploração de petróleo, o que resulta na deterioração dos rios e do solo. A principal fonte de subsistência da comunidade é a pesca e a agricultura.

Não há saneamento básico, então é preciso usar a água do rio poluído ou de poços abertos e sem proteção para consumo. Isso resulta em uma série de doenças, que muitas vezes leva à morte. Para chegar ao hospital mais próximo é preciso percorrer 25 km.

A taxa de analfabetismo chega a 65% na região, as escolas estão mal equipadas e muitas vezes não há professores.

O foco do trabalho na região é pela conscientização da população sobre seus direitos, acesso a educação e apoio às mulheres para aumentar a geração de renda e informar sobre controle natalidade.