A ActionAid é um movimento global de pessoas que trabalham juntas para promover os direitos humanos e superar a pobreza.

ActionAid comenta extinção do CGFOME

RIO DE JANEIRO, 14.09.2016 - Em reação à informação de que a Coordenação-Geral de Cooperação Humanitária e Combate à Fome do Ministério das Relações Exteriores, CGFOME, foi extinta e teve suas funções absorvidas pela Agência Brasileira de Cooperação e a Divisão de Temas Sociais, a organização internacional de combate à pobreza ActionAid expressa preocupação com os rumos da cooperação internacional no tema da fome, área em que o Brasil é considerado uma referência. O consultor de Política da ActionAid, Francisco Menezes, comenta:

O Brasil vinha se notabilizando por um papel importante na cooperação internacional, dado o êxito que o país teve internamente no combate à fome. Tanto na América Latina, quanto em países da África, a presença desta cooperação passou a ser muito relevante, principalmente repassando a experiência do Programa de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA). O CGFOME teve um papel fundamental nesta cooperação, pois intermediava a relaçao entre os órgãos do governo brasileiro que eram os protagonistas destas políticas e os diversos países que demonstravam interesse nos projetos. Alguns deles foram Níger, Senegal, Moçambique e Cabo Verde, na África, e Honduras, El Salvador e Colômbia, na América Latina. A extinção do CGFOME e a absorção de suas funções por outros órgãos preocupam muito, pois enfraquecem bastante a capacidade de iniciativa do Brasil na cooperação neste tema e geram uma impressão nos outros países da retirada de prioridade interna no combate à fome.

O trabalho da ActionAid de combate à pobreza no Brasil acontece há 16 anos e envolve projetos nas áreas de segurança alimentar, direitos das mulheres, educação e participação cidadã. Os projetos de segurança alimentar envolvem inciativas de apoio à agricultura sustentável, acesso à água, resiliência à seca e acesso a mercados por pequenos agricultores. De 2008 a 2010, a ActionAid realizou o Placar da Fome, uma pesquisa em dezenas de países onde atua e que media os esforços nacionais no combate à fome. O Brasil sempre liderou o ranking internacional por reunir mecanismos postos em prática e que garantiram uma redução significativa dos índices de fome no país.

Para outras informações

Juliana Câmara | Assessora de Relacionamento com a Mídia | Press Officer| Brasil

 

Tel: + 55 21 2189 4643// 21 99407 3818