A ActionAid é um movimento global de pessoas que trabalham juntas para promover os direitos humanos e superar a pobreza.

ActionAid trabalha com as comunidades afetadas pelo terremoto na Itália

A ActionAid Itália está em campo trabalhando com parceiros locais nas localidades afetadas pelo terremoto de quarta feira que atingiu a região central da Itália. A resposta da organização vai se concentrar em apoiar iniciativas lideradas pelas próprias comunidades para garantir que as pessoas recebam informação confiável e atualizada assim como ajudar as comunidades a pedirem transparência e prestação de contas no processo de reconstrução.

Marco De Ponte, diretor executivo da ActionAid na Itália, afirmou: 

“Com as comunidades agora em luto, o governo italiano e parceiros precisam assegurar alívio imediato e de longo prazo na forma de abrigo e saneamento, apoio psicológico e econômico.

Ninguém deve ser deixado para trás e juntos devemos fazer nossa parte para sermos solidários e ajudar uns aos outros.

“À medida que as operações de resgate chegam ao fim, comunidades locais devem estar à frente do processo de reconstrução. Devemos aprender com as lições de terremotos anteriores, como em L’Aquila, onde apesar de ter havido comida e cobertores suficientes, as preocupações das comunidades afetadas muitas vezes não foram ouvidas. Desta vez, temos que garantir que as necessidades e preocupações estejam no centro do processo de reconstrução”.

Após o terremoto que atingiu L’Aquila em 2009 e Emilia Romagna em 2012, a ActionAid Itália conduziu respostas semelhantes trabalhando com as comunidades afetadas para cobrar transparência das autoridades locais sobre os gastos com a reconstrução assim como garantir que as pessoas recebessem informação clara e confiável sobre o processo de reconstrução. 

PARA OUTRAS INFORMAÇÕES:

Juliana Câmara | Assessora de Imprensa | Press Officer| Brasil

Tel: + 55 21 2189 4643/ 21 99762 2519 

E: juliana.camara@actionaid.org | Skype: juliana_camara01