A ActionAid é um movimento global de pessoas que trabalham juntas para promover os direitos humanos e superar a pobreza.

Haiti: 'Aumento da cólera é um perigo real', diz ActionAid após passagem do furacão Matthew

O furacão Matthew deixou um rastro de destruição no Haiti, com centenas de mortos e milhares de desabrigados. A organização internacional de combate à pobreza ActionAid está atuando na emergência, empregando todos os seus esforços para levar alimentos e água para as populações das áreas mais isoladas após a passagem da tempestade. Yolette Etienne, que lidera o trabalho da organização no país, afirma:

A tempestade pode ter passado, mas o Haiti enfrenta agora uma crise humanitária. Mais de meio milhão de mulheres, crianças e homens estão em necessidade urgente de alimentos, água potável e abrigo seguro. Nas áreas mais afetadas na região de Grand Anse, no Sudoeste do país, milhares de pessoas estão em abrigos de emergência superlotados. Muitos já estão com escassez de comida e água limpa, que podem se esgotar totalmente nos próximos dias, uma vez que toda a região está isolada, devido ao colapso da ponte em Petit Goave. O aumento da cólera é um perigo real, pois o sistema de saneamento já é extremamente deficitário e foi ainda mais comprometido pelas inundações e chuvas fortes. A doença pode se espalhar rapidamente. Em alguns abrigos, muitas vezes, nem sequer há banheiros suficientes. Equipes de resposta humanitária da ActionAid no Haiti estão trabalhando para conseguir levar alimentos e água para as pessoas nas áreas mais afetadas, incluindo Grand Anse.

 

 

Para outras informações

Juliana Câmara | Assessora de Relacionamento com a Mídia | Press Officer| Brasil

Tel: + 55 21 2189 4643// 21 99407 3818

E: juliana.camara@actionaid.org | Skype: juliana_camara01