A ActionAid é um movimento global de pessoas que trabalham juntas para promover os direitos humanos e superar a pobreza.

Ibura recebe esporte, cultura e lazer com a realização da VI Maratona com crianças e adolescentes do bairro

A Maratona com Crianças e Adolescentes do Ibura promove - há seis anos - a única corrida de rua do Recife com o público infanto-juvenil que compete para vencer as desigualdades e alcançar um lugar no pódio da justiça social. O evento – que é organizado por três entidades da sociedade civil (Equipe Técnica de Assessoria, Pesquisa e Ação Social - ETAPAS-, ActionAid e Federação de Moradores do Ibura-Jordão) - acontece na manhã do próximo domingo (13/11) - e mobiliza comunidade, poder público local e voluntários para levar esporte, cultura e lazer às famílias do Ibura com objetivo de fortalecer a luta das organizações comunitárias por moradia digna e direitos humanos.

A Maratona reunirá 300 crianças de 13 comunidades (UR-1, UR-2, UR-5, UR-10, UR-12, Pantanal, Milagres, Três Carneiros, Jordão Alto e Baixo, Vila 27 de Abril, Monte Verde, Ibura de Baixo) – participantes dos projetos sociais executados no território - que correrão três quilômetros pelos morros do Ibura num percurso com largada na Rua Jornalista Costa Porto – em frente à Compesa da UR-2, até a confraternização na Praça do Leiteiro - Rua Paulista (UR-1). Haverá apresentações culturais com o teatro de Mateus e Catirina, do Bloco Carnavalesco Boi de Mainha – formado por moradores do Ibura de Baixo – e recreação para as crianças.

A Maratona vai premiar os 12 primeiros colocados com bicicletas e todos receberão medalhas. Este ano, o evento celebrará os dez anos do projeto de Vínculos Solidários, realizado por ActionAid e Etapas. A iniciativa consiste no apadrinhamento de crianças moradoras de Ibura e Jordão por doadores da organização internacional. Quando uma pessoa apadrinha uma criança pela ActionAid, o dinheiro que ela doa mensalmente vai para o projeto realizado na comunidade onde a criança vive, beneficiando, assim, um conjunto de indivíduos e não apenas uma família. E ela se corresponde com a criança por meio de cartas, numa comunicação totalmente mediada pela organização. Para marcar a celebração, dois doadores da ActionAid moradores do Recife acompanharão a maratona, trabalhando como voluntários no evento e aproveitando para conhecer a realidade da comunidade.

 

 

Para outras informações

Juliana Câmara | Assessora de Relacionamento com a Mídia | Press Officer| Brasil

Tel: + 55 21 2189 4643// 21 99407 3818

 

E: juliana.camara@actionaid.org | Skype: juliana_camara01