A ActionAid é um movimento global de pessoas que trabalham juntas para promover os direitos humanos e superar a pobreza.

Etiópia

A Etiópia é o país independente mais antigo da África e que nunca foi colonizado. Propenso à seca e à escassez de alimentos, a população da Etiópia tem sofrido com graves crises alimentares nas últimas décadas.

Na Etiópia, a ActionAid atua em Seba Boru, uma das regiões mais remotas do país. Lá, existem apenas sete poços de água para atender 40 mil pessoas e as mulheres andam até 15 km para ter acesso à água.

As escolas são distantes e as crianças não conseguem andar 10 km todos os dias para frequentá-las, o que contribui com o altíssimo índice de analfabetismo, que atinge 90% da população local.

A ausência de serviços básicos, como saúde, água, educação, estradas e mercados contribuem para o aumento da situação de pobreza na região. Além disso, as secas constantes afetam as plantações provocando crise alimentar.

O foco do nosso trabalho na região é a agricultura familiar, aumentando a produção das pessoas em situação de pobreza e desenvolvendo a criação de animais; a educação, com a criação de centros de estudo para evitar a evasão escolar e o trabalho pelos direitos das mulheres.