A ActionAid é um movimento global de pessoas que trabalham juntas para promover os direitos humanos e superar a pobreza.

Gana

Em Gana, a ActionAid atua na região de Bawku, no nordeste do país. Essa é uma das regiões mais pobres de Gana, que sofre 7 meses do ano com o clima árido. Além disso, a região está longe de portos, ferrovias, centros industriais e áreas agrícolas férteis.

O clima da região é um dos maiores contribuintes para a pobreza. Somado a isso, há a degradação da terra e a desertificação causada pelos efeitos das mudanças climáticas, como inundações, vendavais e incêndios florestais que agravam as condições das pessoas em situação de pobreza na região.

Grande parte da população é formada por agricultores, porém devido ao clima seco há pouco a ser feito durante a maior parte do ano. A fome e a desnutrição são fenômenos comuns na região. Além disso, não há água encanada na região e 88% dos domicílios não têm condições adequadas de saneamento.

Apesar de todas as crianças serem obrigadas por lei a ir para a escola, na região apenas 56% das crianças em idade escolar frequentam as aulas e a taxa de analfabetismo chega a 79% nas áreas rurais. Isso ocorre porque algumas comunidades não têm escolas, o que faz com que as crianças tenham que caminhar cerca de 4 km para frequentar as aulas em comunidades vizinhas. Ainda, muitas das escolas que existem não têm estrutura adequada ou sequer telhados para proteger seus alunos de chuvas e tempestades.  

Em Bawku, a ActionAid e seus parceiros tem como foco de trabalho o acesso à alimentação através do desenvolvimento de práticas agrícolas eficientes, e o acesso à educação através de campanhas para diminuição da evasão escolar e pela melhoria da qualidade da educação pública.