A ActionAid é um movimento global de pessoas que trabalham juntas para promover os direitos humanos e superar a pobreza.

Moçambique

Em Moçambique, o trabalho da ActionAid está localizado na região central do país, em comunidades como Lugela e Mocuba. Essa área foi o centro da guerra civil entre o governo e rebeldes por quase duas décadas. Em 1992, com o final da guerra, muitas famílias que haviam fugido do país retornaram às suas casas encontrando acesso precário para necessidades básicas como água, saúde e educação.

Atualmente, a agricultura é a principal fonte de renda da população, que é constantemente afetada por secas e inundações devastadoras. Além disso, a população convive com altos índices de cólera e HIV/Aids, este último deixando mais de 330 mil crianças órfãs até o ano 2000.

Em Moçambique, 41% das crianças sofrem com desnutrição infantil e uma das principais causas de mortes é a pouca oferta de água potável. O país é marcado pela extrema pobreza e o acesso a serviços básicos, como água, saneamento, estradas, hospitais e escolas, é precário. A maioria das crianças precisa caminhar em torno de quatro a cinco horas até chegar à escola, o que contribui ainda mais para uma alta taxa de analfabetismo.