A ActionAid é um movimento global de pessoas que trabalham juntas para promover os direitos humanos e superar a pobreza.

Tanzânia

A Tanzânia é um dos países mais pobres do mundo e muitos dos seus habitantes vivem abaixo da linha de pobreza do Banco Mundial. O país tem poucos minerais exportáveis e um sistema agrícola primitivo.

Na Tanzânia, a ActionAid atua desde 2005 na comunidade de Chamwino, uma das áreas rurais mais pobres do país. Lá milhares de famílias carentes lutam diariamente contra a fome se esforçando para cultivar a pouca terra fértil e dependendo de chuvas irregulares.

Além disso, a pobreza e o abandono deixaram a sua marca nas áreas de educação e saúde.  A taxa de analfabetismo da população na região é de 31%, sendo de 41% entre as meninas. As escolas são distantes e normalmente as crianças tem que caminhar por 8 km.  A população não tem acesso a serviços básicos de saúde, como tratamento para doenças infecciosas e AIDS. 

Em Chamwiono a ActionAid e seus parceiros tem como foco de trabalho o acesso à alimentação, através do desenvolvimento de práticas agrícolas eficientes e o acesso à educação, com campanhas contra evasão escolar, com a reforma de escolas e distribuição de material escolar.