A ActionAid é um movimento global de pessoas que trabalham juntas para promover os direitos humanos e superar a pobreza.

Zimbabwe

O Zimbabwe é um país que está em profunda crise econômica há décadas. A pobreza e o desemprego são endêmicos, e cerca de 70% da população vivem em situação de pobreza, de acordo com o Banco Mundial.

A ActionAid atua na comunidade de Chiendadmbuya, localizada na área rural do país. A situação da comunidade não é fácil: apenas 20% da população local têm acesso à água potável após 3 km de caminhada até o poço mais próximo. Isso faz com que surtos de cólera sejam frequentes na região.

Para estudar, as crianças caminham, em média, 5 km até a escola, mas o índice de evasão escolar é alto entre as meninas, que costumam abandonar os estudos aos 13 anos para se casar e ter filhos.

Com isso, um dos principais trabalhos da ActionAid na região é garantir o acesso à educação através da reforma de escolas em áreas rurais, da distribuição de material escolar e da promoção dos direitos das crianças com intuito de diminuir a evasão escolar de meninas.

A população local sobrevive da agricultura e como a região é vulnerável a mudanças climáticas, como secas e inundações, colheitas são prejudicadas e a escassez de alimentos agrava a situação de pobreza.

Para modificar esta situação a ActionAid atua junto com a comunidade para criar um banco de sementes, fornecer crédito para viabilizar a agricultura familiar e conscientizar os pequenos agricultores sobre a demanda de políticas que os beneficiem.

Também trabalhamos junto com as mulheres apoiando cooperativas que conscientizam sobre seus direitos e fortalecem sua independência econômica através da comercialização de produtos artesanais.