A ActionAid é um movimento global de pessoas que trabalham juntas para promover os direitos humanos e superar a pobreza.

Acredito que a mudança começa em casa

Ramita Desar, de 27 anos, mora com o marido, o sogro e a filha no Nepal. Graças ao nosso trabalho de resposta de emergência, dois anos após o terremoto que devastou o país, ela é uma líder em sua comunidade. Conheça sua história.

“Descobri que o Espaço Amigável para Mulheres da ActionAid é um ótimo lugar. Aprendi sobre muitas coisas como a violência contra as mulheres, o trabalho do cuidado não remunerado, nutrição, cuidados com as crianças e ainda tive acesso a consulta jurídica. Depois de aprender tanto lá, senti a necessidade de compartilhar o conhecimento com a minha comunidade. O Espaço Amigável para Mulheres se tornou uma grande plataforma para eu explorar o potencial de liderança dentro de mim. Com o que eu aprendi, eu fui capaz de providenciar todos os documentos necessários para que o meu sogro pudesse receber o subsídio de velhice. Também expliquei à minha vizinha a importância do registo de nascimento para seus filhos e os procedimentos para aquisição deles e ela conseguiu suas certidões. Hoje, eu compartilho o que eu sei sobre violência doméstica para as pessoas da comunidade no nosso comitê local. Se ficarmos sabendo de qualquer caso de violência doméstica na comunidade, conversamos com a família e se o problema não puder ser resolvido, os encaminhamos às respectivas instituições.A lição mais importante que aprendi no espaço da ActionAid foi que as mulheres deveriam trabalhar para se tornarem independentes. Eu costumava pensar que em uma família, o marido deveria ganhar dinheiro. Mas não é isso. Eu sentia se eu pudesse ganhar até uma pequena quantia de dinheiro, eu não precisaria depender de ninguém. Enquanto eu estava pensando em trabalhar novamente, ouvi sobre o treinamento para plantio de cogumelos. Com o que aprendi na formação, comecei a cultivar cogumelos. Com o apoio da ActionAid, consegui expandir minha produção e depois da primeira venda, descobri que há um grande lucro neste negócio. Com um pequeno investimento entre Rs. 5000 a Rs. 10.000, eu posso ter um lucro entre Rs. 20.000 e Rs. 25.000. Antes, era difícil economizar Rs. 500.A renda que eu tenho hoje é suficiente para gerenciar as despesas das famílias. Eu também economizo um pouco com a esperança de proporcionar um futuro melhor para a minha filha. Estou muito feliz quando estou trabalhando e minha felicidade aumenta quando a comunidade me elogia pelos meus esforços. Antes de entrar para o Espaço Amigável para Mulheres, eu era uma mulher comum da comunidade, mas agora sou muito mais do que isso. As pessoas me escutam com atenção quando compartilho o que aprendi e também me pedem ajuda.Acredito que a mudança começa na nossa própria casa. Se as mulheres na comunidade começarem a trabalhar, a comunidade certamente verá mudanças positivas. As mulheres precisam de mudança, precisamos nos tornar independentes”.