A ActionAid é um movimento global de pessoas que trabalham juntas para promover os direitos humanos e superar a pobreza.

Crise na Síria completa 6 anos

Há seis anos o conflito na Síria começava. Ninguém poderia imaginar que ele resultaria nas incontáveis mortes de mulheres, homens e crianças. Além dos milhares mortos e feridos, mais de 5 milhões de pessoas estão refugiadas em países vizinhos, como Jordânia, Líbano, Turquia, Iraque e Egito. Muitas famílias ainda estão presas dentro do país, sem conseguir fugir. É difícil imaginar uma população inteira tendo suas vidas destroçadas de uma forma tão brutal. Por isso, enviamos toda a nossa solidariedade para as famílias que ainda vivem esse pesadelo, dentro ou fora do país.

O QUE ESTAMOS FAZENDO

A crise humanitária da Síria é chocante pela sua dureza. Milhões de pessoas tiveram suas vidas impactadas e privadas de seus direitos. Em uma crise como essa, as mulheres continuam sendo as mais vulneráveis e seus direitos e necessidades são constantemente ignorados. Nossa iniciativa na região árabe continua trabalhando com mulheres e comunidades vulneráveis para construir resiliência para os refugiados e para aqueles afetados pela crise na Síria.

O programa local que a ActionAid tem na região árabe beneficia diretamente mais de duas mil mulheres refugiadas na Jordânia e no Líbano. O objetivo é que essas mulheres se fortaleçam como líderes, encontrem um lugar seguro contra a violência, se empoderem economicamente, estejam preparadas para responder a uma nova emergência e, especialmente, que conheçam seus direitos. Esse trabalho é feito em 20 Círculos de Mulheres, onde elas também recebem itens de emergência, como roupas, kits de higiene, cobertores e aquecedores. Além disso, crianças refugiadas encontram nesses lugares apoio psicológico e atividades educativas.

Continuaremos trabalhando para fortalecer os Círculos de Mulheres, pois através deles conseguimos acolher e integrar as mulheres refugiadas com as comunidades locais, garantindo sua proteção social.