A ActionAid é um movimento global de pessoas que trabalham juntas para promover os direitos humanos e superar a pobreza.

Jovens envolvidos na mudança

O Brasil é um dos países mais violentos para os jovens no mundo, ficando atrás apenas da Nigéria: 36% das mortes de jovens são causadas por homicídios. Eles são, em sua maioria, jovens negros moradores de comunidades pobres das grandes cidades.

Sabemos que é preciso criar oportunidades para esses jovens. Muitas vezes a falta de opções de lazer e uma educação de baixa qualidade os deixam ainda mais vulneráveis à violência. Por isso, apoiamos o Fojuca (Fórum de Juventudes do Cabo) e suas atividades de discussão e promoção dos direitos das crianças e adolescentes.  

Estas reuniões são muito importantes para os adolescentes da nossa comunidade. Os maiores problemas para o jovem hoje em dia são o envolvimento com as drogas, os homicídios decorrentes disso, o abuso sexual e a falta de dinheiro. Por isso acho importante envolver cada vez mais jovens nesta atividade.

- conta Eveline, jovem de 17 anos que participa do Fórum.

File 36821

Ela fala ainda sobre a importância desse espaço e compartilha como participar dele mudou a sua vida:

Aqui desenvolvemos nosso pensamento crítico, compartilhamos experiências e aprendemos a buscar nossos direitos. Nós falamos de violência, política, sexualidade, igualdade, drogas e sobre a falta de emprego. Me sinto mais realizada após estes encontros e, ao mesmo tempo, com vontade de cada vez mais ir em busca dos nossos direitos que estão sendo negados.

Acreditamos que é fundamental que os jovens se vejam como atores da mudança que querem para suas vidas e para o mundo. Por isso, apoiamos o Fojuca em Cabo de Santo Agostinho. Quer nos ajudar a fortalecer trabalhos como esse? Seja um doador: www.vencerapobreza.org.br