A ActionAid é um movimento global de pessoas que trabalham juntas para promover os direitos humanos e superar a pobreza.

Meninas e mulheres são as mais afetadas pela seca na África

Mais de 16 milhões de pessoas estão passando fome por conta da seca continuada no Chifre da África, mas as meninas e mulheres são, de longe, as mais afetadas pela estiagem.

File 37238

Canab tem 14 anos e mora com seus irmãos em um acampamento de deslocados a 40 km da fronteira com a Etiópia, na Somalilândia. O lugar, remoto, extremamente seco e empoeirado, é lar de 500 famílias que dependem da ajuda de organizações internacionais para sobreviver. A situação atual é tão crítica que os animais morreram e agora as mulheres temem pela vida das crianças.

Há cinco meses, os pais de Canab saíram em busca de água e alimentos para que as cabras, única fonte de renda da família, não morressem. Ela não teve outra escolha a não ser ficar responsável pelos cuidados dos seus irmãos de 10, 8 e 2 anos. Ela conta que não é fácil ser mãe das crianças, mas faz o seu melhor:

Eu sinto saudades da minha mãe. Eu penso nela todos os dias. Estou cansada e com dor de cabeça. Só temos comida quando recebemos ajuda das organizações. Então eu cozinho arroz e, às vezes, milho. Me sinto muito sozinha e assustada, principalmente à noite.

Estamos levando ajuda para meninas como Safa e Canab

File 37018

Já apoiamos mais de 128 mil pessoas na Somalilândia, Etiópia e no Quênia. Na Somalilândia, distribuímos alimentos e água potável para mais de 23 mil pessoas. Além disso, entregamos kits de higiene para as mulheres e cobertores. 

Doe agora e nos ajude a levar ajuda para ainda mais pessoas!