Notícias

Mulheres plantam alimentos e colhem autonomia em Pernambuco

Saiba mais

Mulheres e Meninas

06 / 01 / 2017

Mulheres plantam alimentos e colhem autonomia em Pernambuco

Trabalhamos com mulheres em situação de pobreza no Brasil e no mundo para que elas tenham autonomia financeira e uma vida livre de violência. Em Pernambuco, nosso parceiro Caatinga apoia mais de 20 grupos de mulheres a produzir e comercializar alimentos de forma agroecológica. Hortaliças, polpa de frutas, bolos, salgados, doces e artesanatos são alguns dos produtos que elas vendem nas feiras agroecológicas da região e em vendas comunitárias. Com isso, são mais de 2 mil famílias beneficiadas pela geração de renda e alimentação saudável.

Nossa renda, sem dúvida, mudou muito depois de montarmos o grupo. Agora produzimos alimentos agroecológicos, consumimos, comercializamos e ainda conseguimos comprar o que não temos. Sem contar que todas nós estamos mais felizes sabendo que a gente pode produzir, comercializar e gerar renda. É bom demais! A gente se sente mais capaz e feliz.

Eliziene Tavares tem 33 anos e mora com o marido e o filho em Ouricuri, Pernambuco. Ela conta como o apoio do nosso parceiro mudou sua vida, da sua família e de toda a comunidade.

A principal atividade da minha família é a agricultura. Plantamos feijão, milho, sorgo, hortaliças, fruteiras e temos uma pequena criação de galinhas e vacas. Nossa principal dificuldade ainda é a falta de estrutura hídrica, mas isso vem melhorando muito desde que conheci o Caatinga e eles implantaram uma cisterna de placa de 16 mil litros. Através deles também que comecei a fazer parte de um grupo produtivo de mulheres. Resolvemos formar um grupo por que percebemos que poderíamos fortalecer o trabalho das mulheres na comunidade. Vimos que uma poderia ajudar a outra e que poderíamos formar um mutirão para produzir nos quintais. Assim, trabalhamos hoje em conjunto na comercialização de hortaliças e frutas. Sempre participamos das capacitações do Caatinga, onde aprendemos a fazer canteiros econômicos e produzir hortaliças com qualidade. Aprendemos muitas coisas nessas oficinas, como a economizar água no cultivo das hortaliças dentro dos canteiros econômicos.