A ActionAid é um movimento global de pessoas que trabalham juntas para promover os direitos humanos e superar a pobreza.

Seca na África: como sua doação está mudando vidas

Graças a sua generosidade, conseguimos arrecadar 19 mil reais para levar água potável e alimentos para as pessoas que estão sofrendo com a seca no Chifre da África. Com o seu apoio, já alcançamos mais de 128 mil pessoas no Quênia, Somalilândia e Etiópia. No Quênia, distribuímos alimentos e água potável para mais de 98 mil pessoas. Também apoiamos programas de alimentação em 46 escolas para garantir que as crianças não abandonem os estudos.

Nossa equipe local está distribuindo alimentos, como arroz, óleo e feijão, distribuindo água potável, construindo tanques de água e reabilitando poços para que as comunidades possam acessar a água.

Saiba como sua doaçâo está fazendo uma enorme diferença na vida dessas pessoas!

Mulheres e meninas são as que mais sofrem

File 37290

Normalmente, as mulheres e meninas são as responsáveis pelo cuidado doméstico e familiar. Com a seca, essas tarefas ficam ainda mais difíceis: muitas estão caminhando até 9 km em busca de água, percorrendo trajetos desertos e perigosos. Mesmo em períodos de inflação e escassez, são as mulheres que têm que comprar ou encontrar comida; elas ainda são responsáveis por cozinhar para sua família e encontrar uma forma de gerar renda. Para agravar a situação, muitos homens migraram em busca de pastagens e água para os animais, as deixando ainda mais vulneráveis.  

Eunice, 8, e Irene, 5, estão se beneficiando do nosso programa de distribuição de alimentos. No dia da distribuição, sua mãe, Ntamanyua, estava sofrendo com pneumonia e as meninas foram sozinhas buscar a cota da família. A situação na região é tão grave que ela não sabe como alimentaria suas filhas se não estivéssemos lá: "Eu não sei o que eu faria. Não consigo pensar nisso”.

Como estamos criando mudança para as mulheres

File 37291

Todas as partes do nosso programa Alimentos por Recursos são lideradas por mulheres, desde o trabalho de coordenação das distribuições, até o comitê local que separa os alimentos e registra o trabalho. Elas também coordenam um centro de reclamações para lidar com quaisquer questões que surjam dentro da comunidade. Assim, conseguem construir novas redes de relacionamento e se consolidar como protagonistas locais.

No Quênia, o nosso programa Alimentos por Recursos apoia as mulheres mais pobres e vulneráveis, fornecendo milho, sorgo, ervilhas e óleo vegetal para alimentar suas famílias. Em troca, elas trabalham até 12 dias por mês em projetos que ajudam a comunidade, como de armazenamento de água e preparo da terra para o plantio.

Todas as partes do nosso programa são lideradas por mulheres, desde o trabalho de coordenação das distribuições, até o comitê local que separa os alimentos e registra o trabalho. Elas também coordenam um centro de reclamações para lidar com quaisquer questões que surjam dentro da comunidade. Assim, conseguem construir novas redes de relacionamento e se consolidar como protagonistas locais.

Eu vi muitas mudanças nas comunidades, as mulheres querem trabalhar e ter independência. Elas estão mais fortalecidas e capazes de sustentar suas famílias. Elas querem que seus filhos frequentem a escola. Com isso, as crianças têm vidas mais estáveis e recebem uma educação. Me sinto ótima fazendo o meu trabalho.

Luijah, monitora do programa Alimentos por Recursos no Quênia.

Tudo isso só foi possível graças à ajuda de pessoas solidárias como você! Muito obrigada!