Agricultura sustentável para combater a pobreza na Gâmbia
Na Gâmbia, muitas comunidades sofrem com os efeitos das mudanças climáticas, que trazem uma severa seca para a região, causando perda da safra e insegurança alimentar para as famílias locais. Os mais afetados são os pequenos agricultores, que perderam a plantação da temporada.
Para promover uma agricultura sustentável e ampliar os meios de vida das famílias em situação de vulnerabilidade, criamos bancos de sementes e cereais em 12 comunidades. Com eles, mulheres agricultoras puderam aumentar seu acesso a recursos para produção, como arroz, milho, amendoim e feijão. Além disso, os bancos fornecem alimentos em épocas de seca ou fome.
Mais de 1200 agricultores familiares foram beneficiados por essa iniciativa e Fanta Kura, de 47 anos, foi uma delas. Ela é natural da aldeia de Sinchu Alagie e conta como era difícil cuidar e alimentar sua família sem o apoio de ninguém:
Eu tenho três filhos e meu primeiro marido faleceu há 20 anos. Antes de conhecer a ActionAid, a vida era um inferno para mim e meus filhos. Às vezes, eu sentava e me perguntava o que tinha feito para merecer esse sofrimento. Às vezes eu chorava o dia todo. Eu buscava lenha usando um machado para vender e ter renda para alimentar meus filhos. Também ia trabalhar em fazendas por uns trocados. Eu fazia o que podia para alimentar meus filhos.
Minha vida mudou graças à ActionAid. Em 2016, eu ganhei um burro, uma semeadora e uma sacola de 75kg de amendoim do banco de sementes e cereais. Esta é a semente que usei para a temporada de produção. Depois da colheita, consegui 12 sacos de 75kg. Parte disso, eu transformo em pasta de amendoim e o resto eu vendo na feira. Com minha renda, eu consegui construir minha própria casa, onde agora eu moro tranquila com meus filhos. Obrigada ActionAid por transformar minha vida.
Notícias que podem te interessar
-
Dia Mundial da Alimentação e Dia da Erradicação da Pobreza: o que essas datas têm em comum?
-
Tire suas dúvidas: 30 perguntas e respostas sobre doar para a ActionAid
-
Portas Abertas: doadores visitam escritório no Rio para bate-papo
-
Em Moçambique, empoderar mulheres é gerar bons frutos para toda a comunidade