Atuação feminina na proteção do clima é tema de debate na Rio Climate Action Week

Na trajetória até a COP30 realizada no Brasil, no final do ano, o Rio de Janeiro recebe – de 23 a 29 de agosto – a primeira edição da Rio Climate Action Week, um evento que reúne ativações em diversos pontos da cidade e busca congregar diversos setores da sociedade em torno do debate sobre as mudanças climáticas e soluções adaptadas à realidade brasileira.
Um desses debates é a roda de conversa “Clima, corpo e território: mulheres e saberes no enfrentamento às mudanças climáticas”, promovida pela ActionAid. Com representantes das organizações Redes de Maré, CTA, ACQUILERJ, Favela Orgânica e Fundo Agbara, a conversa propõe reflexões ancestrais e comunitárias como soluções para o enfrentamento às mudanças climáticas a partir das práticas, saberes e estratégias forjadas por mulheres quilombolas, de comunidades tradicionais e periféricas.
O objetivo é trazer à frente a perspectiva de gênero na proteção ao clima, abrangendo também práticas agroecológicas, economia do cuidado, redes de solidariedade, articulações de defesa territorial e tecnologias sociais de enfrentamento ao racismo, à escassez, à violência ambiental e às desigualdades estruturais.
Serviço:
“Clima, corpo e território: mulheres e saberes no enfrentamento às mudanças climáticas”
Dia: 28 de agosto
Horário: 14h às 16h
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) - R. Primeiro de Março, 66 - Centro, Rio de Janeiro
Público-foco: Ativistas climáticas, lideranças comunitárias, estudantes, pesquisadores, formuladores de políticas públicas, ONGs, movimentos sociais.
Notícias que podem te interessar
-
ActionAid reforça movimento da sociedade civil por veto de Lula ao PL da Devastação
-
Justiça e igualdade inspiram a caminhada de Joyce ao lado da ActionAid
-
ActionAid marca presença em seminário sobre racismo ambiental e transição energética justa em Brasília
-
COP 30 à vista, retrocesso em curso: PL 2.159/2021 ameaça povos e biomas