Como o apoio da ActionAid ajudou Dona Jesus a transformar seu quintal em um oásis produtivo

Por muitos anos, Dona Jesus conviveu com a escassez de água em sua comunidade, no semiárido cearense. O dia a dia da família - além de Dona Jesus, três filhos e seu marido – era sempre incerto, principalmente com o agravamento dos períodos de seca na região.
Ela ainda se lembra de “antigamente, que a gente tinha que ir buscar água de jumento e cangalha no rio”. A água, quando vinha, era para as necessidades mais básicas: beber, cozinhar, e um pouco para os animais. Cultivar uma horta, naquela época, era um luxo inimaginável.
Mas a história de Dona Jesus começou a mudar no ano passado. Por meio da escola onde seu filho João Victor estuda, ela conheceu o projeto de Apadrinhamento da ActionAid, realizado em parceria com a Esplar, que atende mais de 2.600 famílias com variados projetos e iniciativas. Além das atividades educacionais das quais João participa, a tecnologia social de reúso de águas cinzas também chegou até a família. “Agora a água da pia vai pros pés de banana, das goiabas. Assim a gente economiza água”.
O impacto foi imediato. Hoje, o quintal de Dona Jesus é um pequeno oásis no meio da caatinga. As bananeiras e goiabeiras recebem a água que antes seria descartada. Na horta, ela cultiva coentro, cebolinha e maxixe. Galinhas e porcos complementam a produção, garantindo uma alimentação mais saudável para a família. “Tem o que a gente planta na horta. Antigamente a gente tinha que comprar tudo isso”, diz com orgulho.

Para além das mudanças práticas na rotina familiar, o acesso mais democrático à água e a proximidade com as atividades promovidas pela ActionAid transformaram a forma de pensar de Dona Jesus.
“Acho importante porque eles estão sempre aprendendo coisas novas que são importantes pra gente aqui e nós, que somos pai e mãe, aprendemos com eles. Esse projeto fez a gente ver que um pingo d’água derramado faz diferença. A gente aprende a não desperdiçar”.
Hoje, a família consome alimentos mais variados e frescos, o que melhora a qualidade do que vai para a mesa e, no futuro, pode se tornar uma nova fonte de renda.
“Quem sabe a gente não pode vender o que a gente tá plantando, né? Para ter mais alguma renda, né? Já tem muito pé de banana. Quando tiver mais banana a gente tira para vender. Tem aquelas galinhazinhas, tem ovos. Isso ajuda. Eu gosto de viver aqui, é tranquilo. Agora temos água encanada, e com o que plantamos, vamos trocando entre os vizinhos e consumindo. É uma vida mais cheia”.
Assim como Dona Jesus, centenas de outras mulheres transformam suas comunidades e suas famílias com o apoio da ActionAid e dezenas de organizações parceiras espalhadas pelo Brasil. Faça você também parte dessa transformação.
Notícias que podem te interessar
-
Transição energética justa e crise climática são temas de evento apoiado pela ActionAid
-
Jovens haitianos transformam suas vidas profissionais com capacitações da ActionAid
-
Defensoras do meio ambiente ganham destaque em exposição apoiada pela ActionAid
-
Acesso à água em uma comunidade no Moçambique transformou a educação de meninas como Helena