Copa ECA celebra 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente com o apoio da ActionAid
Marcando as mais de três décadas desde a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente, mais uma edição da Copa ECA aconteceu em Heliópolis, São Paulo. Idealizada e produzida pela União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região (UNAS), com o apoio da ActionAid, a Copa reúne centenas de crianças e adolescentes atendidos pelos CCAs, muitos deles também parte do programa de Apadrinhamento da ActionAid, para um dia de muito esporte, atividade física e brincadeiras.
Nascida em 1978 como uma comissão de moradores da favela de Heliópolis que se mobilizou pelo direito à moradia e posse da terra, e parceira da ActionAid desde 2001, hoje UNAS atende mais de 6 mil pessoas por mês com mais de 50 projetos sociais que abrangem diversas áreas de convivência da comunidade, como educação, cultura, assistência social, esporte, trabalho, saúde, direitos das mulheres e população LGBTQIAP+, juventude e moradia, além de fortalecer movimentos sociais de base.
Apesar do caráter lúdico e esportivo, a Copa é também o ápice de um processo educacional que acontece ao longo de todo o ano com os jovens, envolvendo debates sobre o ECA, quais são os direitos e deveres das crianças, de que forma elas podem identificar infrações desses direitos e onde podem pedir ajuda para garantir essa proteção. Dessa forma, além do acesso ao reforço na educação formal, os jovens também têm a chance de desenvolver senso crítico, consciência da defesa de direitos e senso de cidadania.
Mais do que apenas um torneio esportivo, a Copa ECA é um espaço de diálogo, participação e fortalecimento da luta pelos direitos de crianças e adolescentes no Brasil.
Notícias que podem te interessar
-
Como o apadrinhamento da ActionAid ajuda a construir os sonhos de crianças como Bruna
-
Como a ludicidade tem ajudado jovens do interior de Pernambuco a falar sobre racismo ambiental
-
Como o apoio da ActionAid na reforma de uma escola transformou o dia a dia de dezenas de mulheres no interior da Nigéria
-
Documentário realizado pelo Projeto SETA mostra como indígenas que vivem na cidade lutam para preservar suas origens