Corrida contra o tempo: ActionAid responde a terremoto no Afeganistão com ajuda humanitária urgente
Um terremoto devastador, de magnitude 6,0, atingiu o Afeganistão no domingo (31/8), causando imensos danos nas províncias de Kunar, Nangarhar e Laghman. Mais de 1400 pessoas morreram e 3.124 ficaram feridas, além de um rastro de destruição em infraestruturas essenciais para o país.
A ActionAid atua no Afeganistão desde 2005, com trabalhos que abrangem 17 províncias, 115 distritos e 3.306 aldeias, além de 16 projetos em andamento, e opera nas províncias de Nangarhar e Laghman, ambas afetadas. A organização está coordenando com parceiros a realização de uma avaliação rápida.
Jagat Patnaik, chefe da região da Ásia na ActionAid Internacional, afirma:
“A magnitude dessa tragédia é devastadora. Estamos preocupados com o bem-estar das comunidades afetadas, especialmente mulheres e meninas, que enfrentam maior vulnerabilidade nessas situações. As necessidades mais urgentes no local são assistência médica de emergência, alimentos, água potável, equipes de busca e resgate e equipamentos.”
Patnaik explica que “a ActionAid está trabalhando em estreita colaboração com parceiros locais para avaliar a situação, determinar o apoio de emergência e o financiamento necessários, e coordenar uma resposta.”
Srikanta Misra, diretor nacional da ActionAid Afeganistão, diz:
“Mais de 12 mil pessoas foram diretamente afetadas pelo terremoto, e as necessidades são imensas. Infelizmente, as áreas afetadas já enfrentavam vários desafios, incluindo escassez de alimentos, com uma em cada cinco pessoas passando fome e quase três milhões sofrendo de desnutrição grave.”
“Com o sistema de serviços públicos já no limite, estamos correndo contra o tempo para fornecer assistência humanitária rápida.”
Misra acrescenta que "a ActionAid Afeganistão está trabalhando incansavelmente para fornecer apoio às comunidades nas áreas onde operamos e além. Enviamos equipes para realizar avaliações das necessidades mais urgentes. Estamos trabalhando com parceiros para fornecer alimentos e itens não alimentares, como tendas, cobertores e produtos de higiene.”
A ActionAid apela à comunidade internacional para que atenda ao pedido de ajuda humanitária rápida às comunidades afetadas.
Notícias que podem te interessar
-
ActionAid condena crise de fome em Gaza, confirmada por órgão ligado à ONU
-
Dia Mundial Humanitário: 2025 pode bater recorde e se tornar o ano mais letal para trabalhadores humanitários
-
Mais de 100 organizações, inclusive ActionAid, exigem entrada imediata de ajuda humanitária em Gaza
-
ActionAid destaca a importância do cessar-fogo em Gaza como passo inicial para fim do sofrimento e busca por justiça