Especialista em Juventude e Raça da ActionAid é única brasileira selecionada para curso da ONU
Especialista em Juventude e Raça da ActionAid e umas das desenvolvedoras do Projeto SETA – Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista, Dandara Oliveira foi uma das dez pessoas do mundo, e a única brasileira, selecionada para participar de uma formação intensiva em Direitos Humanos em Genebra, na Suíça.
Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Dandara, de 30 anos, foi escolhida para integrar para o “Programa de bolsas para pessoas de ascendência africana”, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). A formação, de três semanas, é um curso intensivo em direitos humanos e acontece em Genebra, na Suíça, entre os dias 13 de novembro e 01 de dezembro.
Dandara destaca a importância do programa e como ele irá apoiar seu trabalho junto à ActionAid e ao Projeto SETA:
Esse programa tem uma enorme relevância para sociedade civil de uma maneira geral, porém mais especificamente para as pessoas negras, pois é direcionado, mundialmente, para essas lideranças, que buscam fazer a diferença. Durante a formação, terei a oportunidade de aprender a como utilizar o sistema ONU e tudo o que a organização tem para nos oferecer relacionado a mecanismos e possibilidades para implementarmos nos nossos trabalhos locais.
A Internacionalista e Mestra em Estudos Raciais pelo CEFET RJ é umas das desenvolvedoras do Projeto SETA (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista), aliança inovadora com sete organizações da qual a ActionAid faz parte. Fundado em 2021, o projeto foi selecionado pela Fundação W. K. Kellog no Desafio de Equidade Racial 2030, sendo o único no Brasil entre os cinco premiados. Na ActionAid, Dandara Oliveira atua como Especialista em Juventude e Raça.
Durante minha formação, me aproximei das pautas com a temática dos Direitos Humanos e, com isso, entendi mais sobre esse trabalho político dentro das instituições.
Saiba mais sobre o Projeto SETA.
Notícias que podem te interessar
-
Como a ludicidade tem ajudado jovens do interior de Pernambuco a falar sobre racismo ambiental
-
Como o apoio da ActionAid na reforma de uma escola transformou o dia a dia de dezenas de mulheres no interior da Nigéria
-
Documentário realizado pelo Projeto SETA mostra como indígenas que vivem na cidade lutam para preservar suas origens
-
“Falei que ia ser muito feliz aqui e ter futuro. Tudo o que falei se tornou realidade” - conheça a história de Enzo