Haiti: investir nas mulheres é cuidar do futuro de todos
Desde o terremoto que devastou o país em 2010, o Haiti enfrenta uma situação delicada e desafiadora. Para agravar o cenário, muitos dos avanços vistos no Sul foram prejudicados pela passagem do furacão Matthew. Plantar se tornou um desafio para os agricultores, pois praticamente não existe acesso a crédito nas áreas remotas e as sementes são vendidas a preços inflacionados. Para completar, o clima é instável e prejudica a colheita.
Sabemos que essas pessoas dependem da agricultura para subsistência. Sem a plantação não conseguem pagar as taxas escolares dos filhos e sequer garantir uma alimentação de qualidade. Isso afeta principalmente as mulheres, que têm que criar recursos para as necessidades da casa, e meninas, que são as primeiras a pararem de estudar para ajudar nas tarefas domésticas.
MULHERES NO CENTRO DAS NOSSAS AÇÕES
Criamos oportunidades de agricultura alternativa para 150 mulheres chefes de família, fornecendo capacitação e sementes para que elas cultivassem suas hortas. Hoje elas conseguem alimentar suas famílias e gerar renda com o excedente da produção.
Anne Jean é uma dessas mulheres. Ela tem dois filhos, mas cria vários filhos de parentes. Sua responsabilidade com essas crianças é grande, mas sua força também:
Fiquei muito feliz com as minhas hortas. Eu tive uma boa colheita e consegui vender parte dela para que meu filho pudesse ir para escola. Plantei pimentão, cenouras e batatas e repolho depois que as fortes chuvas devastaram a minha colheita de arroz em novembro passado. Eu estava preocupada porque não sabia como sustentar minha família. Foi então que recebi treinamento de técnicas para construir um sistema de irrigação local para as hortas e protegê-las de chuvas intensas. Eu também consegui salvar minhas bananeiras porque aprendi novas maneiras de produzir fertilizantes naturais. Agora visito mulheres para mostrar como fazer o mesmo. Estes métodos e as hortas são muito úteis. Temos vegetais para comer e vender. Espero que todas as mulheres se beneficiem desse programa na minha comunidade.
Quer apoiar projetos como esse? Seja um doador da ActionAid!
Notícias que podem te interessar
-
ActionAid destaca a importância do cessar-fogo em Gaza como passo inicial para fim do sofrimento e busca por justiça
-
“Eu só desejo que a guerra termine agora", afirmam mulheres em Gaza sobre os 12 meses de um impacto devastador
-
Há quase um ano sem aulas, crianças de Gaza sonham com retorno à escola
-
Reconstruindo do zero: mulheres unem a comunidade um ano depois do terremoto na Síria e na Turquia