Histórias de Esperança: Kits escolares beneficiam mais de 1.600 crianças no Haiti
Em meio à pandemia do novo coronavírus, vivemos muitos desafios. Em momentos como este, é importante lembrar o quanto nossas ações de longo prazo são importantes para que as comunidades estejam mais fortes para enfrentar crises. Vamos contar 9 histórias de esperança que mostram os impactos das doações que recebemos no último ano, antes do surto da Covid-19.
As histórias de Shinaha, Matsishido, Vestine, Agostinho, Sindy, Charles, Nabil, Istahil e Victor mostram as transformações que o Apadrinhamento torna possíveis no mundo todo. Vamos celebrar as mudanças que conquistamos e nos inspirar para continuar fazendo a diferença!
Conheça a história de Shinaha
No Haiti, conseguimos garantir que 1.602 crianças pudessem se manter na escola e melhorar seus rendimentos nos estudos.
Sabe por que essa foi uma grande conquista? Cerca de 21% das crianças haitianas entre 6 e 9 anos estão fora da escola. A lei garante educação gratuita a todas elas mas, na prática, esse é um privilégio muito caro. Nas áreas rurais, o cenário é ainda pior. Mesmo quando as famílias conseguem pagar a anuidade, muitas vezes não podem arcar com os custos de material, uniforme e condução. Sem estrutura, as crianças aprendem muito pouco, repetem de ano e, eventualmente, abandonam os estudos.
Mais de 1.600 crianças beneficiadas
Com recursos direcionados através do apadrinhamento, ajudamos as famílias em situação de pobreza da região de Camp Louise a manter e fortalecer a educação de suas crianças. Além da distribuição de kits escolares, conscientizamos mães e pais sobre a importância de participarem dos estudos de suas filhas e filhos.
Também mobilizamos o governo para garantir à população rural condições mínimas para conseguirem manter a frequência escolar, como taxas subsidiadas, gestão de qualidade e, ainda, a construção de escolas públicas locais.
Uma das estudantes que participa do programa é Shinaha, de 14 anos. Ela tem 4 irmãos e irmãs, seu pai trabalha numa fábrica de gelo na cidade e sua mãe é professora na escola local. Com a receita da família, eles não conseguem arcar, ao mesmo tempo, com as taxas escolares e com os materiais de todos os filhos.
Isso mudou quando Shinaha recebeu um kit com mochila e acessórios:
Estou muito feliz porque meus livros estão seguros e porque posso assistir às aulas desde o primeiro dia! Eu gosto muito da escola. É onde eu encontro minhas amigas, nós jogamos jogos divertidos e comemos mangas no caminho de volta para casa.
Segundo sua mãe, ela se tornou uma ótima aluna desde que tem materiais para estudar.
O apoio dos nossos doadores nos ajuda a dar esperança a crianças como Shinaha e a famílias inteiras.
Agora eu tenho cadernos e um kit de geometria para fazer exercícios de matemática. Eu amo números. Eu gostaria de trabalhar num banco um dia.
Mude uma vida, mude o mundo
Permanecer firmes em tempos de crise nem sempre é fácil, mas histórias como a de Shinaha são lembranças de que somos, sim, capazes de enfrentar as dificuldades. Juntos, seguimos dando às crianças que apoiamos a oportunidade de seguir transformando suas próprias vidas.
A história de Shinaha é um exemplo de como apadrinhar uma criança ajuda a transformar a vida dela e de toda uma comunidade.
Apadrinhe uma criança e ajude a mudar vidas.
Notícias que podem te interessar
-
Documentário realizado pelo Projeto SETA mostra como indígenas que vivem na cidade lutam para preservar suas origens
-
ActionAid entrega carta por justiça racial a UNESCO e outras autoridades na Reunião Global de Educação
-
De jovem apadrinhada à educadora que multiplica conhecimentos: conheça a história de Milena
-
Racismo ambiental é tema de música composta por crianças apadrinhadas pela ActionAid em Heliópolis