Meu corpo é meu: pelo fim da prática chhaupadi no Nepal
Ishu tem 14 anos e vive no oeste do Nepal. Ela é banida de casa todos os meses quando fica menstruada e tem que passar dias em uma cabana sem janela. Essa prática se chama chhaupadi e mulheres e meninas desta região do país estão sujeitas a ela.
Ishu nos contou que tem medo de ser atacada nesse período, pois ela tem que dormir sozinha por 5 dias em um ambiente precário. Não há banheiro e ela só pode comer alimentos básicos, como arroz e lentilha. Para tomar banho, é necessário caminhar duas horas até o rio. Além disso, ela não pode tocar ninguém, pois a crença local é de que ela se torna impura nesse período. Ishu quer muito continuar vivendo em casa normalmente.
Os perigos desta prática vieram à tona no ano passado, quando o mundo ouviu relatos de uma menina de 19 anos que morreu de uma mordida de cobra enquanto dormia em um galpão. Antes disso, uma menina de 15 anos morreu sufocada após acender um fogo para ficar aquecida em uma cabana sem ventilação.
TRABALHANDO POR UMA VIDA DIGNA PARA AS MULHERES
A ActionAid trabalha no oeste do Nepal há mais de 10 anos, realizando campanhas contra a prática chhaupadi com grupos de mulheres. Conseguimos sensibilizar mais de 1.400 mulheres a deixar essa prática nociva e 11 comunidades se tornaram livre do chhaupadi nos últimos 5 anos.
Quer apoiar projetos como esse? Apadrinhe uma criança!
Notícias que podem te interessar
-
Mulheres em Gaza: colapso do sistema judicial agrava ainda mais a já preocupante escalada da violência
-
Relatório produzido pela ActionAid ilustra a resiliência e importância de organizações lideradas por mulheres na Palestina
-
Conheça a história de Thuézia: de criança apadrinhada a jovem ativista pela educação
-
Justiça econômica: o que isso tem a ver com o desempenho do Brasil nas próximas Olimpíadas?