Nota de repúdio aos ataques antidemocráticos no Brasil
A ActionAid Brasil repudia de forma veemente os ataques radicais e antidemocráticos ocorridos em Brasília no domingo (08.01), com a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes – o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). A democracia foi duramente conquistada no Brasil e o Estado Democrático de Direito deve ser defendido e preservado.
Enquanto organização presente no Brasil há quase 25 anos, sempre atuante na luta por justiça social em suas diversas esferas – justiça econômica, de gênero, raça, clima e meio ambiente –, a ActionAid reforça o caráter inédito e inaceitável desse tipo de manifestação ocorrida na capital federal e cobra publicamente as autoridades para que as responsabilidades sobre esses atos de vandalismo e terrorismo, em todos seus diferentes níveis de envolvimento, sejam amplamente investigadas e punidas com o rigor previsto em lei.
A justiça social e o desenvolvimento de um país só são possíveis com o devido respeito à Democracia e a suas instituições.
Notícias que podem te interessar
-
Brasil registra queda na insegurança alimentar, mas desigualdades e ameaças persistem
-
Relatório Luz 2025 aponta que Congresso e ultradireita ameaçam avanço da Agenda 2030 no Brasil
-
Apesar de necessários, vetos ao PL da Devastação e novos anúncios do Executivo mantêm cenário de incertezas, avalia ActionAid
-
Brasil deixa Mapa da Fome: ActionAid defende políticas para que compromisso seja permanente