Secretário do Ministério da Igualdade Racial visita comunidade Caranguejo Tabaiares em articulação com a ActionAid

A comunidade Caranguejo Tabaiares, no Recife, recebeu, na tarde de quinta-feira, 30 de janeiro, a visita de Clédisson Geraldo dos Santos Junior, secretário de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Senapir) do Ministério da Igualdade Racial. Acompanhado por lideranças do Coletivo Caranguejo Tabaiares Resiste, o secretário conheceu os desafios enfrentados pela comunidade, como a luta por moradia digna, saneamento básico e defesa dos manguezais. A visita foi viabilizada por meio de uma articulação da ActionAid, que apoia o Coletivo em projetos de enfrentamento ao racismo ambiental.
A comunidade Caranguejo Tabaiares está situada em um dos maiores manguezais urbanos da América Latina e enfrenta desafios históricos, como a poluição das águas e o risco de remoção forçada. Nesse contexto, o Coletivo Caranguejo Tabaiares Resiste tem uma atuação fundamental na luta por direitos, promovendo iniciativas lideradas por mulheres negras para fortalecer a resiliência da comunidade.
Para Sarah Marques, educadora popular e cofundadora do coletivo, a visita do secretário do Senapir ao território foi um momento fundamental de diálogo e construção de pontes.
"Foi muito importante para gente conversar com o secretário do Ministério da Igualdade Racial, trazer ele no nosso território, no nosso chão sagrado. Poder mostrar como a gente se organiza para resistir a toda essa gentrificação da cidade e falar muito de perto com o Governo Federal, abrindo canais".
No encontro, o secretário visitou a horta agroecológica comunitária mantida pelo coletivo desde 2020, onde pôde conhecer de perto a importância desse espaço para a segurança alimentar e o fortalecimento da autonomia da comunidade. A horta, mantida majoritariamente por mulheres negras e jovens, representa uma estratégia de resistência e desenvolvimento sustentável, conectando a luta por justiça climática com a defesa dos territórios e do meio ambiente.
"O secretário veio ao Recife para lançar o plano de Juventude Negra Viva, e o que é mais vivo que um território no meio da cidade? Um território pesqueiro, que resiste, que tem jovens que dão aulas de futebol a outros jovens, que tem mulher que faz formação? Então a gente mostrar isso para o mundo é uma forma de a gente continuar resistindo", ressalta Sarah.
A cofundadora do Coletivo Caranguejo Tabaiares Resiste também enfatizou o papel da ActionAid na articulação desse encontro.
"Quero agradecer muito essa parceria, pela sensibilidade da ActionAid de entender o que a gente está passando nesse território e nos ajudar e apoiar com ações desse tipo. Porque isso é governança, né? Poder conversar com o governo diretamente e isso ser articulado pelo movimento social. Isso é importante."
Para a ActionAid, fortalecer as lideranças femininas negras e jovens periféricos na resposta às desigualdades socioambientais é fundamental. “A articulação entre o Coletivo Caranguejo Tabaiares Resiste e a Senapir, com o apoio da ActionAid, fortalece a resistência das comunidades impactadas por injustiças ambientais, garantindo visibilidade às suas lutas e ampliando a possibilidade de acesso a políticas públicas que protejam seus direitos.”, destacou Junior Aleixo, coordenador de Políticas e Programas da ActionAid.
Notícias que podem te interessar
-
ActionAid e outras organizações da sociedade civil propõem 13 passos para combater o racismo ambiental
-
Participação cidadã: adolescentes protagonizam campanha para incentivar primeiro voto de meninas em Pernambuco
-
Projeto SETA, realizado pela ActionAid, participa de reunião com Ministério da Igualdade Racial na ONU
-
Para sair novamente do Mapa da Fome, Brasil precisa inovar e avançar com mudanças estruturais