Logo ActionAid ActionAid

Folha de S. Paulo: Organizações internacionais dizem que PL da Devastação é 'show de horrores' e pedem veto de Lula

Data: 17/07/2025 Por: ActionAid

A aprovação do projeto de lei que flexibiliza as regras do licenciamento ambiental no Brasil provocou reações imediatas de organizações internacionais, que pedem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o veto integral da proposta. Conhecido como “PL da Devastação” por ambientalistas, o texto aprovado pela Câmara dos Deputados na madrugada de quinta-feira (17) prevê, entre outros pontos, a dispensa de licenciamento para empreendimentos agropecuários, autolicenciamento e a exclusão da obrigatoriedade de consulta a órgãos como Ibama, ICMBio e Funai.

A ActionAid está entre as entidades que se manifestaram contra o projeto. “Com a justificativa de promover segurança jurídica, vão gerar caos e ainda mais judicializações”, alertou Jéssica Siviero, especialista em Justiça Climática da organização.

Ela critica ainda o artigo que libera o licenciamento para empreendimentos agrícolas apenas com um CAR (Cadastro Ambiental Rural), mesmo que ainda não homologado.

O CAR é um registro eletrônico nacional que armazena informações sobre a área, localização, limites e características ambientais de cada imóvel rural. Ele serve como base para a gestão ambiental do imóvel.

"Um levantamento do Observatório do Clima mostrou que só 0,4% dos registros no CAR foram homologados", afirma.

Siviero diz que o projeto prejudica inclusive os planos da COP30, marcada para 2025 no Brasil. "A transição justa se torna inviável diante do desmonte do licenciamento ambiental."

Saiba mais

Clippings que podem te interessar

18/07/2025 Agroecologia e clima

O Globo: Parlamento está desconectado da agenda atual mais urgente

Saiba mais
17/07/2025 Agroecologia e clima

Agência Brasil: Pesquisadores e povos da floresta pedem veto ao PL da Devastação

Saiba mais