ActionAid questiona novo fundo para florestas tropicais: 'Uma aposta arriscada'
Foi lançado nesta quinta-feira (06/11) o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês), durante a Cúpula do Clima, em Belém (PA). Apesar de a proposta liderada pelo Brasil prometer remunerar países que conservam suas florestas tropicais, a ActionAid destaca o extremo risco econômico do que está sendo posto.
“Este fundo é uma aposta no cassino dos mercados financeiros. As finanças públicas são escassas e precisam ir diretamente para os povos das florestas, em vez de ir para instrumentos financeiros complexos que não garantem a arrecadação de dinheiro ou benefícios para as pessoas no local”, afirma Teresa Anderson, líder global da ActionAid em Justiça Climática, que segue:
“Infelizmente, esta iniciativa se baseia no aumento da carga sobre os países que já estão endividados e lutam constantemente contra desastres climáticos. Isso é uma contradição aos princípios do financiamento climático justo. Não há atalhos para enfrentar a crise climática descontrolada. As necessidades e os direitos das comunidades da linha de frente devem estar no centro de todas as tomadas de decisão.”
Jessica Siviero, especialista em Justiça Climática na ActionAid Brasil, reforça:
“Trata-se de um mecanismo de transferência de renda ao contrário: dos cofres públicos sustentados pelos impostos pagos pelas populações para os bolsos de especuladores do mercado financeiro. Vai acabar ampliando o endividamento público, sem garantias reais de resultados positivos para a economia ou para a sociedade”.
Para mais informações e solicitações de entrevistas:
assessoria.imprensa@actionaid.org
Sobre a ActionAid
A ActionAid é uma organização internacional que atua na promoção da justiça social, racial, de gênero e climática e pelo fim da pobreza em mais de 70 países, por meio de parcerias com outras organizações e movimentos sociais. No Brasil, a organização completa 25 anos de atuação, já tendo trabalhado em mais de 2.400 comunidades e beneficiado mais de 300 mil pessoas.
Releases que podem te interessar
Apesar de necessários, vetos ao PL da Devastação e novos anúncios do Executivo mantêm cenário de incertezas, avalia ActionAid
Saiba maisActionAid participa da Conferência do Clima de Bonn, na Alemanha
Saiba mais