Famílias do interior de Minas Gerais recebem cisternas com o apoio do Fundo Água da ActionAid
O acesso à água nunca foi fácil para os moradores da Aldeia Riachinho, Território Indígena Xakriabá, no interior de Minas Gerais. Um único poço atende essa e outras comunidades no entorno e, quando alguma coisa acontece para impedir o fluxo de água, todo mundo precisa economizar para custear um carro pipa que possa abastecer as famílias.
Era nesse cenário que Joselza, 24 anos, se esforçava para manter sua família. Ela vive na Aldeia Riachinho com o esposo e três filhos, um adolescente e duas meninas – Keila, de 10 anos, e Kiara, de 5. As crianças são apadrinhadas pela ActionAid e participam de atividades realizadas pela organização parceira na região, o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA-NM).
Foi através desse vínculo que as dificuldades que a família enfrentava para ter acesso à água começaram a diminuir. Com o apoio de recursos do Fundo Água, iniciativa da ActionAid para o combate ao risco hídrico que atinge centenas de pessoas no Brasil, famílias da região puderam instalar cisternas em seus quintais.
Agora, Joselza – que por vezes precisava buscar água em um riacho próximo à sua casa passando por estradas sem manutenção e perigosas – poderá cultivar alimentos em seu próprio quintal, enriquecendo a variedade da alimentação da família e fortalecendo a renda mensal.
“Me senti muito alegre, feliz e aliviada quando soube que íamos receber o projeto, porque às vezes falta água e tem que subir aqui com balde, buscar lá no riacho pra ajudar. Agora dá pra plantar horta. Horta é alimento, né? Dá pra plantar e cuidar. Se cuidar direitinho dá fartura. Tem vez que vinha gente de longe para buscar uma folha, uma verdura e agora vai dar pra plantar e ajudar as pessoas”.

Joselza e o marido, Vando, ao lado das filhas Keila, de 10 anos, e Kiara, de 5 anos / Foto: Valdir Dias da Silva / ActionAid
Junte-se à nós para mudar a vida de famílias como a de Joselza
Notícias que podem te interessar
-
Proteção aos defensores dos direitos humanos e educação climática são pautas de destaque na primeira semana de COP30
-
ActionAid organiza Tribunal Popular por uma Transição Justa durante a COP30 para denunciar impactos e violências da transição energética
-
Novo relatório da ActionAid revela falhas no investimento em transição justa antes da COP30 e apela a ações urgentes para evitar danos
-
COP30: ActionAid pressiona governos por transição justa e foco nas pessoas