Música e dança levam conhecimento para agricultores na África Ocidental
Trabalhamos com um grupo de comunicadoras tradicionais chamado Kanyeleng para levar informações sobre práticas agroecológicas de forma envolvente e divertida às comunidades rurais no Senegal e na Gâmbia.
Sabemos que as mudanças climáticas têm um impacto muito maior na vida das pessoas que vivem em situação de pobreza. Isso porque elas não precisam de especialistas para dizer que o clima está mudando; elas sentem na pele quando plantam ou cuidam de seus animais. Muitas vezes, elas também sabem o que é preciso para se adaptar a essas mudanças – e só precisam de algum apoio para colocar suas soluções em ação. É aí que entramos.
Nossos parceiros capacitam agricultores familiares para que eles consigam proteger suas plantações e aumentar sua renda. Mas o nosso trabalho não para por aí, pois sabemos que o acesso à informação pode ser um desafio em países como o Senegal e a Gâmbia, onde nem todos têm acesso à televisão ou internet. É por isso que nesses países trabalhamos com um grupo de mulheres incrível chamado Kanyelengs.
As Kanyelengs são comunicadoras tradicionais – mulheres poderosas que escrevem suas próprias músicas sobre questões importantes e depois viajam se apresentando para as comunidades. Embora elas cantem e dancem, suas músicas carregam informações relevantes para aquelas pessoas. Suas músicas também tocam no rádio, que ainda é um meio de comunicação muito forte na região, levando mensagens sobre agroecologia e adaptação climática para milhares de pessoas!
Quer apoiar projetos como esse? Seja um doador da ActionAid!
Notícias que podem te interessar
-
Mulheres em Gaza: colapso do sistema judicial agrava ainda mais a já preocupante escalada da violência
-
Relatório produzido pela ActionAid ilustra a resiliência e importância de organizações lideradas por mulheres na Palestina
-
Conheça a história de Thuézia: de criança apadrinhada a jovem ativista pela educação
-
Justiça econômica: o que isso tem a ver com o desempenho do Brasil nas próximas Olimpíadas?